segunda-feira, outubro 02, 2006

Do virtuosismo

Virtuoso: do Lat. virtuosu
adj.,
que tem virtudes;
honesto;
eficaz;
casto;
ant.,
valoroso, esforçado.
Poema da jovem virtuosa

Ela é no essencial
uma jovem virtual
equilibrada, organizada
limpa e arrumada
é perfeita não normal
A jovem virtuosa
Não tem sujidade nem pó
O pó esconde-o airosa
Debaixo do tapete rosa
e sujar
na verdade
pouco se suja estando só

A jovem virtuosa
tem tudo sempre em mente
É higiénicamente arranjada
arranjadamente
composta
compostamente
cordial
cordialmente
sociável
sociavelmente
amigável
amigávelmente
correcta
correctamente
educada
educadamente
bondosa
bondosamente
Cooperante
cooperantemente
motivada
A jovem virtuosa
é sempre honestamente
uma sincera
mente


A jovem virtuosa
arrumou a juventude num alçapão
presa num baú velho e escondido
guardou no peito o embrião de coração
já sem ar e há muito adormecido


A jovem virtuosa
apagou a poesia e a prosa
esqueceu dança e as cantigas
cortou a a veia amorosa
abandonou amigos e amigas


A linda jovem virtuosa
de virtude é duvidosa
Quando na cama dengosa
Expõe as carnes cor-de-rosa
E põe toda a emoção
brincando com o cão
Isabel



" Young girl playing with dog"
Jean-Honore Fragonard

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

honestamente...
simplesmente...

lindo!!!

beijos

segunda-feira, outubro 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, outubro 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Realmente hoje estas inspirada. Mas não deixes a juventude dentro de um baú. Boa semana.

segunda-feira, outubro 02, 2006  
Blogger veritas said...

A dose certa ainda é o q.b. das velhas receitas do livro da minha avó...

Bjs.

segunda-feira, outubro 02, 2006  
Blogger alice said...

querida isabel,

permite-me tratar-te assim, creio que depois da mensagem de hoje, tão bonita, é o mínimo que posso e me apetece fazer, tentar agradecer e transmitir a ternura que as tuas palavras me inspiram, estive a ler os teus últimos posts, é sincero o prazer de vir aqui, as citações são excelentes, os originais revelam uma bela mente humana, e isso é essencial, para não dizer único, e cada vez mais raro, aliás. fico muito contente que gostes de ler as minhas histórias, no caso do último post é uma tentativa de descrever uma situação real das minhas férias, talvez a mais marcante, por ser, lá está, infinitamente humana ;)

um grande beijinho,

alice

segunda-feira, outubro 02, 2006  
Blogger alice said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, outubro 02, 2006  
Blogger £ou¢o Ðe £Î§ßoa said...

Olá Isabel...
Deste-me a conhecer uma jovem virtuosa, prazer em conhecer.
Não sei, mas sinto que puseste muito de ti nesseas palavras

Kiss, até outro instante...

(prometo voltar, já guardei a tua morada, por isso posso-te visitar mais vezes)

segunda-feira, outubro 02, 2006  
Blogger as velas ardem ate ao fim said...

Um post virtuoso de uma menina virtuosa.

bjos

segunda-feira, outubro 02, 2006  
Blogger Embryotic SouL said...

Gostei da tua visitinha no meu espaço. Adorei este teu post...escreves com palavras muito bonitas. Fragmentos de ti...
Um sopro sentido

terça-feira, outubro 03, 2006  
Blogger Unknown said...

Que sarcasmo saudável, Isabel!
Vade retro, virtuosas...

daniel sant'iago

terça-feira, outubro 03, 2006  
Blogger Pierrot said...

Fantástica forma como encadeaste o poema e encaixaste na temática.
Tremendo o poema
Tremendamente o senti.
Bravo Isabel por mais este "pedaço" de arte.
Bjos daqui
Eugénio

terça-feira, outubro 03, 2006  
Blogger Miguel Baganha said...

Estupendo!!!

Fragonard...um dos meus eleitos.


Gostei do seu blog...e da sua "mentira" necessária, Isabel.

Já ganhei o dia...obrigado pelo comentário...

Miguel

P.S. deixo-lhe um album...que estava a ouvir:

" KOLN CONCERT "- Keith Jarret

Um bom dia...com voos bem planados sobre a mais linda colina...

terça-feira, outubro 03, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Venho agradecer as gentis palavras que deixou num dos meus blogues, e encontro uma pagina que qualidade apreciável, com uma noção exacta de estética e qualidade. Parabéns.

terça-feira, outubro 03, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Venho agradecer as gentis palavras que deixou num dos meus blogues, e encontro uma página de qualidade apreciável, com uma noção exacta de estética e qualidade. Parabéns. Desculpe a repetição, onde havia alguns erros…, mas a mensagem era verdadeira, e não verdadeiramente.

terça-feira, outubro 03, 2006  
Blogger aqui-há-gato said...

muito bonito o teu post.
certaMENTE
esperas
literalMENTE
volte:))

Eu volto:)

SimplesMENTE!

terça-feira, outubro 03, 2006  
Blogger Vanda said...

É pá :)) e eu que brinquei assim com o meu cão!!! :))


Está incrivelmente vivo

o retrato-escrito!

E agora semi chegada de Lisboa, onde andei a dar apoio à "embarcação" da minha mãe e depois à minha (perco-me sempre na Fnac), vou ler a historia que escreveste para aquela menina que inundas de carinho:)) amor :)) felicidade :))

Van
Van

terça-feira, outubro 03, 2006  
Blogger Aldina Duarte said...

Virtuosa seja a chuva que nos faz parar e esperar humildemente por tudo o que há de mais sagrado; o sol e o alimento!

Até sempre!

terça-feira, outubro 03, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Olá Isabel...
Naturalmente fiquei muito satisfeito com as tuas palavras...eu pinto coisas que vejo e que sinto , no fundo as minhas pinturas são pedaços ou particulas de mim mesmo , o dia á dia e a minha relação com as pessoas sobretudo essa parte emocional , excepto algumas réplicas que fiz este ano de Van Gogh , Klimt e Munch o resto são originais...

É interessante conjugar a escrita vs Imagem , penso que o raciocínio se completa...

Por aqui nos ESTADOS DE ALMA trazes algo quase como um jogo de palavras , penso que poderá ser uma jovem perigosa mas correctamente falando cordiamente amável e sendo assim porque não desculpa-la...

Gostei das imagens que aqui tens de Fragonard a Matisse passando por um dos meus pintores preferidos Gustav Klimt de resto o meu tempo não é muito mas assim que poder voltarei com certeza...

TUDO DE BOM...FICA BEM...

terça-feira, outubro 03, 2006  
Blogger OLHAR VAGABUNDO said...

um beijo vagabundo para a menina virtuosa:)

quarta-feira, outubro 04, 2006  
Blogger O Lápis said...

Para te desejar um bom dia!

Uma boa travessia de rio :)

Com as canecas ao alto, bebamos o nosso café :)) bebamos o mar :) bebamos a vida :) lentamente, porque os néctars sabem sempre a pouco!

E duram muito, muito pouco :)


Beijo

Vanda

quarta-feira, outubro 04, 2006  
Blogger alice said...

(a duplicação de comentários não foi intencional, pensei que o primeiro não tinha sido gravado)

beijinhos, isabel

alice

quarta-feira, outubro 04, 2006  

Enviar um comentário

<< Home